E aí, como está?! :)

O episódio de hoje é sobre P2P Learning, o que significa e porque isso é importante no momento atual e futuramente.

Se você já escutou o episódio e quer assistir e votar nas explicações do Miss Explica, que vão desde Liderança, Marketing, Vendas, até Teorias e cases, clique aqui para fazer o seu cadastro e ter acesso aos vídeos!

Nesse episódio, foram capturados 3 insights:

  • “Todo mundo tem algo a aprender com o outro, todo mundo tem algo a ensinar para o outro.”
  • “Ensinar é uma forma de aprender.”
  • “Nenhum professor profissional é tão bom quanto a soma de milhares ou milhões de professores amadores.”

  • Joe Santos

    Muito bom, Murilo!
    Estou lendo um livro que fala um pouco disso, Learning 3.0 uma nova forma de aprender.
    https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-learning

  • http://www.projetopotencia.org/ Varlei Xavier Nogueira

    Este episódio me lembrou de uma história contada pelo Educador Tião Rocha, que fundou o CPCD, em Minas Gerais. Ele saiu pela cidade perguntando o que cada morador tinha para ensinar. Podia ser qualquer coisa. Uma senhora relutou, dizendo-se analfabeta e que “não sabia nada”. Até que parou, pensou e lembrou: “Eu sei fazer biscoito. E esse biscoito é diferente e pode ajudar a escola porque se chama ‘biscoito escrevido'”.

    A ideia deu tão certo, que as crianças passaram a aprender a escrever numa biscoitada. Cada um ia lá e escrevia seu nome com a massa, que depois era assada e virava biscoito e cada criança comia seu próprio nome. Um dia, encontraram uma criança triste num canto. Perguntada sobre o motivo da tristeza, disse que era por que seu nome era José, e só ia comer 4 letras. “Aquele ali chama Wellington e vai comer um monte”. Tião disse que José podia escrever o que ele quisesse…

    Sou louco para conhecer a biscoitada, o CPCD, o Tião Rocha. O Tião diz que “Educação é algo que só acontece no Plural”. Eu também acredito nisso. E ouvindo esse episódio, acho que tem tudo a ver com P2P.

    Bjo na testa.

  • Rafael Bräscher

    “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire.
    Gosto dessa citação que se aproxima bastante do conceito p2p.
    Um dos meus diferenciais enquanto educador é perceber de forma subjetiva como cada estudante aprende e adequar uma metodologia efetiva para aprendizagem de cada um.
    Como faço isso de forma subjetiva, seria difícil elaborar um algoritmo para esse fim. Mas seria do caralho se a keep learning school desenvolvesse esse algoritmo para adequar o melhor conteúdo para uma experiência personalizada de aprendizado.
    Um abraço.

  • Fernanda Magniccaro

    Oi! Alguém conseguiu acessar? Pra mim está dando “Cupom não encontrado”.

GunCast © 2015